Conselhos para emagrecer de maneira saudável

A obesidade e o excesso de peso são problemas globais que afetam homens e mulheres de todas as idades. Como a questão é multifatorial, ou seja, possui causas diversas, o tratamento também deve envolver diferentes pilares: dietas, atividades físicas, psicoterapia e, em alguns casos, medicações. Manter uma alimentação equilibrada é essencial para emagrecer de maneira saudável.

emagrecer

As refeições não podem ser substituídas por “dietas ou cápsulas milagrosas” que prometem resultados mágicos em um piscar de olhos.

Se deseja alcançar o peso ideal e mantê-lo ao longo do tempo, saiba que este é um caminho construído por meio de pequenas mudanças positivas em seus hábitos alimentares. A seguir, mostraremos 7 conselhos eficazes para emagrecer sem deixar a saúde de lado.

Tome o clássico “café da manhã de rei”

Um café da manhã farto, completo e nutritivo é fundamental para emagrecer, pois isso afastará as tentações alimentares e evitará que você “belisque” ao longo do dia. A refeição pode incluir laticínios pobres em gordura, leites vegetais, sementes, frutas secas, ovos, frutas frescas (não o suco) e cereais integrais.

Reduza drasticamente o consumo de açúcares simples

Os açúcares simples (açúcar comum, açúcar mascavo, mel, doces, sucos, refrigerantes, refrescos, guloseimas, geleias) oferecem apenas calorias vazias, isto é, dão energia, mas não fornecem nenhum nutriente útil. Substitua-os por adoçantes não calóricos, como a estévia, escolha sucos e refrescos naturais e opte por geleias com pouco açúcar no café da manhã e nos lanches.

Beba muito líquido

A melhor bebida para hidratar seu corpo é a água. O conselho sobre beber, pelo menos, 2 litros de água diariamente é antigo, porém, oferece excelentes resultados. Ainda em jejum, beba um copo com água e mantenha-se hidratado por todo o dia, mesmo que não sinta sede.

Sabia que, às vezes, confundimos sede com fome? Assim, em muitos casos, o corpo precisa de água, e não de comida como podemos pensar. Além disso, ao longo do dia, você pode beber algumas xícaras de chá verde, sem açúcar ou com um pouco de adoçante, para ingerir antioxidantes e acelerar o metabolismo.

Não elimine todas as gorduras

Ao contrário do que se pensava, as gorduras saudáveis (azeite de oliva, abacate, amêndoas, nozes, peixes azuis) contribuem para a perda de peso e previnem várias doenças. Obviamente, você deve consumi-las em pequenas quantidades devido ao alto conteúdo de calorias.

Entretanto, é muito recomendável inclui-las em sua dieta. Evite ingredientes como manteiga, gordura bovina e suína, creme de leite (nata), fiambres e carnes gordurosas. Estes alimentos são ricos em gorduras saturadas e colesterol, o que pode causar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.

Faça mais refeições

Faça 4 refeições principais (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e dois lanches menores (no meio da manhã e no meio da tarde) para manter o metabolismo ativo e aumentar a termogênese, que é a energia gasta por meio da mastigação, digestão, absorção e utilização de alimentos e nutrientes. Além disso, comer a cada duas ou três horas fará com que você não sinta fome e tenha mais facilidade em controlar o que é ingerido.

Escolha bons acompanhamentos

Além de escolher os alimentos consumidos, também é importante acompanhá-los corretamente. Como regra geral, massas, arroz, legumes, empadões e outros alimentos ricos em amido devem ser acompanhados por vegetais crus ou cozidos para reduzir a densidade calórica da preparação e melhorar a utilização dos carboidratos por parte do organismo.

O mesmo acontece com as carnes, que também devem ser acompanhadas por guarnições à base de hortaliças e verduras para diminuir as calorias do prato final.

Consuma mais fibras

As fibras ajudam a emagrecer de maneira saudável porque mantêm a sensação de saciedade por mais tempo, graças a seus efeitos inibidores de apetite. As frutas e os vegetais são alimentos imprescindíveis para emagrecer.

Para conquistar o objetivo de emagrecer até alcançar o peso saudável, você deve ter comprometimento. Desculpas não funcionam. É claro que sempre podem surgir obstáculos ou barreiras, mas também é possível elaborar um plano para superá-los. Nada deve desviá-lo de seu objetivo.

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