Existem alimentos que podem influenciar o humor de maneira positiva ou negativa?

A alimentação tem um papel crucial na manutenção e/ou na recuperação da saúde. O humor e as emoções condicionam significativamente o nível de bem-estar de uma pessoa, e existem alimentos que podem influenciar a saúde mental e emocional de maneira positiva.

Determinados alimentos podem melhorar o humor porque:

  • Promovem a liberação de serotonina.
  • Diminuem a liberação de cortisol.
  • Agem como energizantes e estimulantes.

Alimentos que melhoram os níveis de energia

alimentos que podem influenciar o humor

Existem alimentos naturais que agem como estimulantes e energizantes e são muito benéficos para proporcionar uma jornada de trabalho produtiva e combater o cansaço.

Alguns exemplos destes alimentos são:

  • Espinafre: esta verdura é rica em magnésio, um mineral que participa dos processos corporais de obtenção de energia. Um shake de espinafre, banana (outra fonte de magnésio) e água gelada pode ser a dose exata de energia que você precisa, além de eliminar a necessidade de consumir cafeína.
  • Café e chá: estas infusões contêm cafeína, uma substância que age como estimulante a nível cerebral, reduz o cansaço e o sono, aumenta a sensação de energia e promove um estado de alerta.

Beber uma ou duas xícaras de café por dia não prejudica a saúde. Entretanto, pessoas hipertensas devem reduzir o consumo de cafeína porque a substância pode provocar um aumento na pressão arterial.

  • Cacau e chocolate amargo (mais de 70% de cacau em sua composição): o grão de cacau também contém magnésio e teobromina, uma substância estimulante com ação similar à da cafeína. Para ter estas qualidades, o chocolate deve ser puro ou amargo, pois o produto ao leite contém muito menos pasta de cacau em sua composição e não traz benefícios.
  • Carnes e vísceras: carne bovina, aves, cordeiro, carne suína e vísceras são muito ricas em vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), as quais participam do metabolismo energético dos nutrientes.

As carnes e as vísceras também são fontes de zinco, um mineral indispensável para as reações químicas de obtenção de energia.

  • Cereais integrais: grãos integrais, farinhas integrais e seus derivados garantem uma provisão estável de energia para o organismo. Graças às fibras presentes em sua estrutura, as unidades de glicose passam lentamente pela corrente sanguínea e são utilizadas pelas células para que o corpo obtenha energia com rapidez. Estes ingredientes também são ricos em magnésio e vitaminas B1 e B2.
  • Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, que afeta as reações catabólicas de produção de energia.
  • Frutas secas: são fontes de vitamina B3 e magnésio e contêm alta densidade energética graças às gorduras presentes em sua composição, que ajudam a metabolizar outros alimentos e garantem um bom nível de energia.

Como vimos, muitos destes alimentos são fontes de magnésio e zinco, dois nutrientes que, juntamente com o aminoácido triptofano, participam da síntese da serotonina.

Alimentos que são fontes de triptofano, o precursor da serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que está relacionado ao bom humor e ao bem-estar. A substância é chamada de “hormônio da felicidade” por alguns pesquisadores. Níveis baixos de serotonina estão associados à angústia, depressão, irritabilidade e ansiedade.

O organismo libera a serotonina a partir do triptofano, um aminoácido essencial que deve ser ingerido obrigatoriamente por meio da dieta, já que o corpo humano não pode produzi-lo sozinho.

Os alimentos ricos em triptofano, que aumentam indiretamente os níveis de serotonina no corpo, são:

  • Peixes azuis (salmão, sardinha, cavala, arenque, anchova, atum)
  • Chocolate amargo (aumenta a absorção do triptofano)
  • Leite e seus derivados
  • Ovo
  • Carnes
  • Soja e derivados (por exemplo, tofu e edamame)
  • Semente de abóbora
  • Frutas secas (amendoim, nozes, pistache, amêndoas)

Alimentos que diminuem os níveis de cortisol

O cortisol é liberado pelo organismo em resposta ao aumento dos níveis de estresse que persiste com o tempo. Alguns alimentos podem reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor:

  • Chá verde
  • Iogurte
  • Chocolate preto
  • Banana
  • Legumes

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