Frutas que não devem ficar de fora de uma dieta saudável

Uma pessoa saudável deve comer entre 2 e 4 porções de frutas diariamente para manter a saúde. A maior parte da população não chega a consumir essa quantidade. Não é questão de gosto: em geral, as pessoas se esquecem de inclui-las na alimentação diária ou acreditam que estes alimentos contêm muito açúcar, em virtude do sabor doce. A verdade é que as frutas frescas são pobres em calorias e possuem inúmeras propriedades para melhorar e/ou recuperar a saúde.

Você pode consumi-las no início do dia, durante o café da manhã, antes do almoço e do jantar, como um lanche saudável ou na sobremesa, o mais tradicional. As frutas são sempre bem-vindas.

melancia

Frutas Cítricas

As frutas cítricas incluem limão, lima, laranja, tangerina, grapefruit (ou toranja) e acerola. A característica comum deste grupo é o fornecimento de vitamina C, que age como antioxidante e, assim, previne doenças, retarda o envelhecimento, contribui para a reparação e o crescimento dos tecidos e fortalece o sistema imunológico. A tangerina e a toranja também são ricas em carotenoides (pró-vitamina A), que evitam a oxidação celular.

O limão merece uma menção especial devido as suas excelentes propriedades depurativas, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

As frutas cítricas contêm fibras, que oferecem uma sensação de saciedade e auxiliam na evacuação. É importante consumir a fruta inteira e não o suco. Aqui, o alimento perdeu as fibras e não poderá promover a saciedade. Além disso, como são necessárias muitas frutas para encher um copo de suco, a bebida terá açúcar em excesso.

Banana

A banana sempre foi deixada de lado nas dietas para perder peso por conter mais açúcar que outras frutas. No entanto, uma banana pequena contém as mesmas calorias de uma barra de cereal e oferece saciedade bem maior. Trata-se de uma fruta bastante nutritiva e rica em fibras, o que inibe o apetite.

Seu conteúdo mineral e vitamínico é muito valioso. A banana contém potássio, que melhora o funcionamento muscular e cardíaco, e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), que participam dos processos de obtenção de energia do organismo.

Frutas silvestres

As frutas silvestres ou vermelhas incluem morango, framboesa, groselha, oxicoco vermelho e azul, amora, jabuticaba e cereja, entre outras. São pequenas e suculentas, de sabor doce e ácido, caracterizadas pela cor vermelha, azulada ou arroxeada.

Estas frutas são ricas em água, fibras, antioxidantes, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais e contêm pouquíssimas calorias.

Morangos e framboesas são fontes de vitamina C antioxidante. Estas últimas contêm cetonas, compostos aromáticos que ajudam a metabolizar os lipídeos de maneira eficiente, e antocianinas, que combatem a oxidação e agem como anticancerígenos.

Os oxicocos e as amoras também são antioxidantes, que previnem doenças cardíacas, reduzem os níveis do colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea ao manter os vasos saudáveis e livres de placas de ateromas. O oxicoco também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

As cerejas são frutas vermelhas com propriedades depurativas e diuréticas. Também são anti-inflamatórias e utilizadas para aliviar os sintomas de doenças como artrite, tendinite e gota.

Abacaxi: esta fruta tropical é rica em pró-vitaminas A e C, o que garante propriedades antioxidantes, e fornece grandes quantidades de fibras e água, que trazem a sensação de saciedade e favorecem a perda de peso. A bromelina (complexo de enzimas) presente no abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias, o que torna a fruta ideal para aliviar dores nas articulações, reduzir edemas e tratar varizes. As propriedades anticancerígenas da bromelina estão sendo estudadas.

Melancia: é uma fruta excelente para quem quer emagrecer, pois mais de 90% de seu peso é composto por água. Seu sabor muito doce ajuda a substituir alimentos nocivos e ricos em açúcar, como guloseimas e sorvetes. Além disso, a grande quantidade de água e a presença da vitamina A em sua composição permitem uma melhora na aparência da pele.

A melancia também contém L-citrulina, que alivia dores musculares e reduz a pressão arterial.

DEIXE SEU COMENTÁRIO